Armarinhos Eliane
Mãe e filho superam juntos o câncer e mostram força para se reerguer
Aquela doença’. Esse era o termo que a Guarda Civil Municipal readaptada, da Prefeitura de Santos, Ana de Aquino Pelais, costumava ouvir, quando jovem, sobre o câncer. A partir daí, sempre tratou a enfermidade como algo que dava medo até de falar o seu nome.
Diagnosticada com a doença em 2019, hoje ela se fortaleceu e enfrenta com otimismo o dia a dia de um pós-câncer de mama. Um exemplo de como a postura da paciente em relação à doença pode influenciar positivamente o tratamento e os resultados.
Seu filho mais novo foi o primeiro a receber o diagnóstico, em 2018. “Meu filho tinha 16 anos quando desencadeou um câncer de amígdalas. Ele foi diagnosticado no momento mais importante de sua juventude e a notícia foi aterrorizante”, disse Ana.
Ela passou então a enfrentar a realidade e, em meio às dúvidas e às inseguranças, foi em busca do tratamento para seu filho caçula. “Começou o tratamento e com ele veio o conhecimento e o entendimento de que havia esperança e que a cura chegaria”, revelou.
Durante pelo menos um ano, Ana focou apenas em cuidar do filho e, como ele estava reagindo bem ao tratamento, resolveu cuidar da sua própria saúde e ir a um ginecologista.
DIAGNOSTICADA
“Resolvi fazer os exames de rotina, incluindo a mamografia e ultrassom de mama. Após os resultados, o médico solicitou uma biópsia e, novamente, veio o fantasma ‘daquela doença’ novamente, que agora estava comigo. A sensação foi de uma pancada seca, pois meu filho ainda estava em tratamento”.
A palavra exata agora soava mais forte: era ‘câncer’. Mas, com tudo que havia aprendido sobre ele, Ana não tinha mais medo. A autoconfiança falava mais alto e, mesmo sabendo que a luta seria grande novamente, tinha certeza que a cura chegaria.
VOLTAR A VIVER
“Reuni forças e não me abati. Hoje, estou no último ano de quimioterapia oral, estou trabalhando e muito bem de saúde. Quanto ao meu filho, está completamente curado e atua como técnico de enfermagem em um hospital da Cidade”, revelou.
Ana Pelais ressalta a importância dos procedimentos e exames de detecção da doença. “O que eu quero passar para as pessoas que atualmente enfrentam momentos difíceis é que não tenham medo de fazer os exames, pois quanto mais demorar na busca por tratamento, mais difícil será a cura”.
Promovida anualmente, a campanha Outubro Rosa tem o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. Atualmente, a campanha, criada no início da década de 1990, estende a mobilização para outros tipos de câncer que acometem as mulheres, como o de colo de útero e de ovário.
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Por Prefeitura de Santos.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639
Disk Frete
De Grandes Rios
Pesquisa no blog
Foto Globo
Drogamais
Publicidade
Publicidade
Farma Rios
Postagens mais visitadas
-
Batizada de 1994 XD (488453), a rocha deverá passar a 3,16 milhões de quilômetros, o que significa que não trará riscos de colisão com a Ter...
-
O Blog do Fabio Morerti é um canal de notícias ,administrado por Fabio Morerti ,de Grandes Rios -PR , O Blog é uma extensão do Programa ...
-
A vítima fatal do acidente, motorista de Renault Sandero, de 26 anos, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foto de reprodução/P...
-
Vende - se uma biz 110i com partida elétrica adaptada para deficientes físicos. Moto zero quilômetro. Ano 2022/2022 documentada e emplacada...
-
Foto/Reprodução Nesta tarde de sábado dia 10 de setembro,um caminhoneiro da cidade de Faxinal, indentificado com o nome de João Batista Ra...
-
Os novos profissionais vão se somar aos 1.195 professores e pedagogos aprovados que já estão trabalhando na rede de ensino do Estado, também...
-
A ocorrência foi registrada na segunda-feira (06), quando a equipe da Polícia Militar da cidade de Rosário do Ivaí, registrou ocorrência ...


0 comments:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO