Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Setembro Vermelho incentiva a doação de órgãos e tecidos

Durante o mês são realizadas campanhas de esclarecimento e incentivo visando implementar ações educativas.

Créditos/Freepik


Neste mês de setembro, a Assembleia Legislativa do Paraná será iluminada de vermelho para destacar a importância da doação de órgãos e tecidos. A Lei 18.803/2016 instituiu no Paraná o mês Setembro Vermelho, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos. Um levantamento do Sistema Estadual de Transplantes (SET) indica que, atualmente, 3.300 pessoas esperam por um transplante no Paraná. Para mudar esta realidade, a iniciativa da Assembleia quer incentivar a população a doar.

Durante todo o período, o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis, poderá realizar campanhas de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos, visando implementar ações educativas para a população, desenvolvendo a consciência sobre a necessidade da ação. A legislação é de autoria do ex-deputado Nereu Moura.

Outra legislação estadual aprovada pela Assembleia Legislativa tem o mesmo objetivo. A Lei estadual 18.583/2015, de autoria do ex-deputado Dr. Batista, estabeleceu a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos, a ser realizada anualmente na semana do dia 27 de setembro. Na data é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Durante o debate da Lei, o ex-parlamentar frisou que, por haver um grande grau de desinformação entre a população sobre o tema, era necessário a criação de uma semana de conscientização sobre a importância da doação, estimulando o gesto humanitário.

Conscientização

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) também promove a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. Além disso, por meio do Sistema Estadual de Transplantes, é disponibilizado o Manual para a Notificação, Diagnóstico de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos e Tecidos. O documento tem o objetivo de auxiliar a equipe de saúde na correta execução de todo protocolo para diagnóstico de morte encefálica, baseado nas legislações vigentes sobre o tema. O Estado conta ainda com uma Central Estadual de Transplantes, responsável pela área administrativa e plantão da instituição, localizada em Curitiba, além de quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPO), na Capital, Londrina, Maringá e Cascavel.

Dados

Segundo a SESA, o Paraná é destaque nacional quando o assunto é doação de órgãos e tecidos. O Estado manteve a liderança nacional em doações efetivas de órgãos no primeiro boletim do ano da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado em maio deste ano. O Estado se posicionou em primeiro lugar com 124 procedimentos no primeiro trimestre de 2023. A marca obtida foi de 42,8 doações por milhão de população (pmp), seguido por Santa Catarina (42,5) Ceará (25,5) e Distrito Federal (24,6). A taxa de doações no Brasil ficou em 17,5 pmp.

O Estado teve ainda a menor taxa de recusa familiar para efetivação da doação de órgãos do Brasil, com 30%. A média nacional é de 45%. De acordo com dados do Sistema Estadual de Transplantes, somente neste ano já foram realizados 383 transplantes no Paraná: coração (14), fígado (144), rim (224) e pâncreas/rim (1).

O Paraná manteve a vice-liderança na realização de transplantes de fígado. A média do Estado foi de 23,8 pmp. Com relação ao transplante de rim, o Paraná aparece na quinta posição, com 36,9 procedimentos realizados pmp. Em relação aos transplantes de córnea e medula óssea, foram 88,6 pmp. Entre todos os estados, o Paraná foi um dos 11 a realizar o transplante de coração, com nove procedimentos. 

Doações

Quem quer ser um doador de órgãos precisa avisar a família. Ela tem autoridade para fazer respeitar o desejo do doador. A vontade do doador, expressamente registrada, também pode ser aceita, caso haja decisão judicial nesse sentido. Mais informações no site do Sistema Estadual de Transplantes: http://www.paranatransplantes.pr.gov.br/ .

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas