Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Forte terremoto no Marrocos deixa ao menos 1.037 mortos e 1.200 feridos

Um forte terremoto atingiu o centro de Marrocos nesta sexta-feira (8) à noite, com epicentro próximo à cidade turística de Marrakech, e deixou ao menos 1.037 mortos e 1.204 feridos — sendo 721 em estado grave —, segundo a mídia estatal. Segundo o Itamaraty, até o momento não há informações de brasileiros mortos ou feridos.



O terremoto ocorreu a 71 km a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 km, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília), de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).



Este foi o terremoto mais forte a atingir a região nos últimos 100 anos, pelo menos, estima o USGS. "A população nesta região vive em estruturas altamente vulneráveis a abalos sísmicos", afirmou o serviço americano.

Os hospitais estão sobrecarregados. O centro regional de doação de sangue pede a mobilização da população.


Edifícios caíram em razão dos tremores e a população precisou sair de casa. As províncias e municípios de Al Hauz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant registraram centenas de vítimas, afirmou o governo em comunicado.

Alguns vilarejos ficaram completamente destruídos. Diante da falta de estradas acessíveis, os moradores tiveram que esperar durante toda a noite até que as primeiras equipes de socorro pudessem chegar às zonas mais atingidas. Helicópteros da polícia foram mobilizados para ajudar nas operações de socorro nos vilarejos mais isolados.

Testemunhas falam de cadáveres empilhados nas ruas, entre as casas destruídas. A população está protegendo os corpos das vítimas com cobertores, esperando para que possam ser sepultados.


"Nunca vivi algo tão violento. Não consegui dormir desde então", relata uma moradora de Marrakech. "Eu tento dormir, pois passei uma noite em claro, mas não consigo, pois estou com medo das réplicas", completa.


"O pânico era visível nas ruas", contou à RFI Abderrahim, outro morador de Marrakech. "As pessoas saiam de suas casas carregando cobertores e colchões, pois ninguém queria passar a noite em casa. Tinha engarrafamentos imensos. Muitos estacionavam seus carros para dormir no acostamento".


Vídeos compartilhados nas redes sociais (veja abaixo) mostram destroços caindo em becos estreitos, objetos sendo derrubados de prateleiras e o desespero das pessoas em estabelecimentos durante os tremores. Por Uol

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas