Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Por que 28 de julho é o Dia do Agricultor? Entenda a importância da data

 

Agro brasileiro, que atualmente alimenta cerca de 10% da população mundial, já era essencial para a economia do país em 1860.

Comemoração foi estabelecida em 1960 Mapa/Divulgação / Globo Rural 


No Brasil, 28 de julho é o Dia do Agricultor. A homenagem foi estabelecida em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek em alusão aos 100 anos do Ministério da Agricultura, pasta criada por Dom Pedro II, em 1860.

No decreto, o chefe do executivo faz reverência “aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais”.

Na correria do dia a dia, talvez você não perceba a participação desses trabalhadores na sua rotina. No entanto, eles estão presentes não só na alimentação como também em outros itens básicos, como roupas, móveis e até combustível.

Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que o agronegócio brasileiro alimenta cerca de 10% da população mundial, se tornando uma potência para o abastecimento global.

A pesquisa, que considerou a produção de grãos, oleaginosas, calcula que apenas em 2020 foram 212,235 milhões de brasileiros alimentados e mais 424,687 milhões de pessoas em outros países.

Como era a agricultura na época?

Já naquele período, o agro respondia por grande parte da economia do Brasil imperial, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A produção de cana-de-açúcar, algodão, tabaco e café, correspondiam a 81,7% das exportações do país entre 1850 e 1851.

O café era o produto de maior destaque. Entre 1822 — o início do Império — e o fim, em 1889, com a Proclamação da República, sua participação total nas exportações brasileiras passou de 20% para 60%.

Gradualmente, o açúcar foi perdendo importância. Passou de 30% do total das exportações para 10%. O mesmo ocorreu com o algodão, que teve uma queda de 21% para 4%, e com o fumo — apesar do volume de exportação ter aumentado de 7 mil toneladas em 1850 para 20 mil toneladas em 1880.

Por que a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura foi criada?

Em 28 de julho de 1850, Dom Pedro II assinou o decreto de número 1.067 para criar a pasta, que mais tarde se tornaria o Ministério da Agricultura. Na época, o agronegócio ainda era marcada pelo predomínio dos latifúndios e o poder imperial passava por uma reforma administrativa.
Neste contexto, existia a necessidade de modernizar e racionalizar a produção agrícola com organização fundiária, modernização da produção e substituição da a mão de obra escrava, que só seria oficialmente extinta em 1888, com a Lei Áurea.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas