Armarinhos Eliane
Aspartame faz mal? O que diz a decisão da OMS que avaliou potencial cancerígeno
Redação Blog Do Fábio Moreti | sábado, 15 de julho de 2023 | Horário: 18:26
Evidências classificadas como "limitadas" apontam que o adoçante é "possivelmente cancerígeno", mas há limite aceitável e seguro para ingestão diária. Veja qual é.
Na quinta-feira (13), órgãos ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciaram que o aspartame, um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo, é "possivelmente cancerígeno". No entanto, há um limite seguro e aceitável para a ingestão diária.
Segundo a OMS, é seguro consumir até 40 mg/kg do peso corporal por dia. Por exemplo, com uma lata de refrigerante diet contendo 200 ou 300 mg de aspartame, um adulto pesando 70 kg precisaria consumir de 9 a 14 latas por dia para exceder o limite.
No comunicado conjunto, Francesco Branca, diretor do Departamento de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, disse que os efeitos potenciais descritos precisam ser investigados por mais e melhores estudos, mas reforçou que a segurança não é "uma grande preocupação" considerando as doses geralmente usadas.
Estudo conjunto
Os dois órgãos - Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês) e Comitê Misto FAO/OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares (JECFA, na sigla em inglês) - conduziram revisões independentes, mas complementares, para avaliar o perigo cancerígeno em potencial do aspartame e outros riscos associados ao seu consumo. Esta foi a primeira vez que o IARC fez esse tipo de estudo e a terceira vez do JECFA.
Depois de revisarem a literatura científica sobre o tema, as duas análises observaram limitações nas evidências disponíveis para câncer e outros efeitos na saúde.
A conclusão é que o aspartame é seguro para o consumo. De acordo com o JEFCA, os dados analisados indicaram não haver razão suficiente para mudar a dose previamente definida como consumo diário aceitável de até 40mg de aspartame por quilo.
Veja alguns pontos do comunicado:
O aspartame é "possivelmente cancerígeno" - não há estudos suficientes sobre câncer em humanos, apenas "evidência limitada" sobre câncer em animais.
Os dados analisados indicaram não haver razão suficiente para mudar a dose previamente definida como consumo diário aceitável de até 40mg de aspartame por quilo.
O aspartame recebeu a classificação Grupo 2B, a terceira mais alta de quatro níveis e que é, geralmente, usada quando há evidência limitada, mas não convincente, de câncer em humanos ou em animais, mas não em ambos
E no Brasil? O que diz a Anvisa
Em um comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o uso de edulcorantes deve ser autorizado pelo órgão, que realiza as avaliações de segurança, inclusive com a definição de limites máximos. A avaliação é realizada com base nas diretrizes do FAO e da OMS.
Ou seja, não há alteração do perfil de segurança para o consumo do aspartame. O Brasil segue o que diz a OMS.
A agência diz também que está discutindo "alternativas para melhorar as regras para a declaração dos edulcorantes e de outros aditivos alimentares na lista de ingredientes, bem como os requisitos de legibilidade que irão permitir que o consumidor identifique com mais facilidade a presença destes constituintes nos alimentos".
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673 6639
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Disk Frete
De Grandes Rios
Pesquisa no blog
Foto Globo
Drogamais
Publicidade
Publicidade
Farma Rios
Postagens mais visitadas
-
É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Viviane Paes Barbosa, aos 35 anos que veio a falecer no Hospital da Providência na cidad...
-
A ocorrência foi registrada na segunda-feira (06), quando a equipe da Polícia Militar da cidade de Rosário do Ivaí, registrou ocorrência ...
-
Venha fazer seu orçamento sem compromisso a mais de 10 anos no mercado
-
Uma das principais iniciativas é a ampliação junto aos municípios da vigilância alimentar e nutricional. O objetivo é manter o monitoramento...
-
Os braços decepados de um jovem de 21 anos foram encontrados em uma rua de São Francisco do Sul (SC). A tatuagem no membro ajudou a mãe da...
-
Depois de muito trabalho duro e dedicação, o tão sonhado ouro veio. Mas não foi fácil, foram muitos sacrifícios e doação por parte dos técni...
-
ADOLESCENTE É UMA DAS VÍTIMAS FATAIS DO TORNADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Julia Kwapis (14 anos) é uma das seis pessoas que morreram durante...

0 comments:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO