Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Pecuária - Veja como reduzir o consumo de água do gado

A avaliação da pegada hídrica tem sido realizada por meio de uma abordagem volumétrica.

Fonte de reprodução Portalagrolink 

Os atuais (e previsivelmente futuros) episódios de seca e altas temperaturas vêm evidenciando a importância da água como recurso vital para a manutenção da vida na Terra, bem como para a produção de alimentos para a população humana e outros animais.

A produção de alimentos de origem vegetal e animal contribui para aumentar a pressão sobre os recursos de água doce do mundo. Especificamente, a pegada hídrica da produção de alimentos de origem animal entre 1996 e 2005 foi de 2.422 Gm³ por ano globalmente. Estima-se que esse número represente um terço da pegada hídrica total da agricultura. Felizmente, existem algumas estratégias para reduzir as necessidades de água do gado que envolvem pecuaristas e agricultores, bem como os consumidores.

A avaliação da pegada hídrica tem sido realizada por meio de uma abordagem volumétrica que considera toda a água necessária direta e indiretamente ao longo da cadeia produtiva de um produto. Por outro lado, a avaliação da pegada hídrica dos alimentos também foi integrada à metodologia de análise do ciclo de vida por meio do índice de estresse hídrico, que é calculado dividindo-se o valor da pegada hídrica pela disponibilidade hídrica daquela bacia, a fim de ajustar consumo volumétrico aos potenciais impactos locais devido à falta de água.

No caso dos produtos de origem animal, o valor da pegada hídrica deve considerar tanto a água consumida diretamente pelos animais quanto a indiretamente necessária para produzir os alimentos de sua dieta, que representa quase a totalidade (98% ). O valor da pegada hídrica dos produtos de origem animal é maior do que o dos produtos vegetais, que convertem diretamente a energia fotossintética em alimentos disponíveis para os seres humanos.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 


0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas