Armarinhos Eliane
Idoso e deficiente auditivo que não recebiam salário há mais de 15 anos são resgatados de condição análoga à escravidão, no Paraná
Redação Blog Do Fábio Moreti | sexta-feira, 23 de junho de 2023 | Horário: 20:03
Ação faz parte de operação realizada em Munhoz de Mello, Londrina e em Prudentópolis. Responsáveis vão responder por colocar trabalhadores em condições degradantes de trabalho.
Idoso e deficiente auditivo são resgatados em condição análoga à escravidão, diz MPT — Foto: Reprodução/RPC
Um idoso e um deficiente auditivo foram resgatados em condições análogas à escravidão nesta sexta-feira (23) em duas cidades do Paraná. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o deficiente auditivo não recebia salário há mais de 30 anos; o idoso há mais de 15.
Idoso e deficiente auditivo são resgatados em condição análoga à escravidão, diz MPT — Foto: MTE/divulgação
Ambos viviam em condições precárias em propriedades rurais de Londrina e Prudentópolis.
De acordo com o auditor-fiscal do Trabalho, Joel Darcie, os proprietários responsáveis pelos locais vão responder pelo crime que coloca o trabalhador em condições degradantes de trabalho.
"Os dois empregadores vão responder pelo crime de redução do trabalhador à condição análoga de escravo previsto no artigo 149 do Código Penal, na modalidade condições degradantes", disse.
A operação foi do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) com participação da Defensoria Pública da União e da Polícia Federal entre quinta-feira (22) e na manhã desta sexta (23). Em Munhoz de Mello, uma das cidades alvo da operação, não foram encontradas irregularidades.
Resgate
O idoso trabalhava em Prudentópolis e de acordo com o auditor ele atuava na criação de gado e cultivo de fumo. Ele não recebia salário há 15 anos.
Por sua vez, em Londrina, um homem com deficiência auditiva não recebia salários há 30 anos. Ele confeccionava vassouras artesanais.
O proprietário da fazendo de Londrina fez um acordo com o funcionário para pagar as verbas rescisórias de forma parcelada que chegam a R$ 500 mil.
O dono responsável pela propriedade de Prudentópolis não firmou acordo com o trabalhador e será julgado na Justiça Trabalhista, segundo o audito-fiscal.
"Os dois casos os empregadores foram notificados a cessarem a atividade, suspender violação de direitos. Os trabalhadores receberão três parcelas de seguro desemprego no valor de um salário mínimo", disse o auditor-fiscal.
As duas vítimas vão receber seguro desemprego na modalidade especial para o trabalhador resgatado.
Situação degradante
Ambas as vítimas viviam e dormiam em espaços improvisados, como um paiol de madeira e trabalhavam sem proteção.
De acordo com o MTE, as condições que os trabalhadores viviam não atendiam à legislação trabalhista.
Os locais foram interditados.
Resgate no Paraná
Dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas mostram que, entre 1995 e 2022, o Paraná resgatou, em média, 43 pessoas vítimas do crime por ano.
Ao todo, foram 1.223 pessoas resgatadas no período. As cidades do estado com mais vítimas retiradas de condições análogas à escravidão nos anos analisado são:
Perobal: 125 pessoas
Cerro Azul: 110 pessoas
Tunas do Paraná: 97 pessoas
Palmas: 95 pessoas
Engenheiro Beltrão: 92 pessoas
Campina do Simão: 81 pessoas
General Carneiro: 78 pessoas
Irati: 58 pessoas
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673 6639
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Disk Frete
De Grandes Rios
Pesquisa no blog
Foto Globo
Drogamais
Publicidade
Publicidade
Farma Rios
Postagens mais visitadas
-
Nesta segunda- feira (23) de Outubro é dia de desejar os parabéns ao Dr. Ecliton Pimentel da cidade de Grandes Rios. Dr. Pimentel como é ...
-
O delegado do norte do Paraná quebrou a perna durante perseguição de um indivíduo, na tarde desta sexta-feira (1). A ocorrência foi regist...
-
Um menino de seis anos morreu após ter sido mordido por uma leoa enjaulada no sul da Faixa de Gaza, anunciaram na última segunda-feira(1º) a...
-
O Corpo de Bombeiros resgatou uma menina de 4 anos com vida dos escombros de uma casa em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na...
-
Depois de muito trabalho duro e dedicação, o tão sonhado ouro veio. Mas não foi fácil, foram muitos sacrifícios e doação por parte dos técni...
-
O trágico acidente ocorreu no sábado (23) ., que resultou na morte de um motoboy na rua Jorge Tieto Iwasa, no Jardim Califórnia, em Araucá...
-
O Blog do Fabio Morerti é um canal de notícias ,administrado por Fabio Morerti ,de Grandes Rios -PR , O Blog é uma extensão do Programa ...


0 comments:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO