Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Energia solar é incluída no novo Minha Casa, Minha Vida

Custos de instalação de sistemas fotovoltaicos serão contemplados nas linhas de atendimento ao programa habitacional; projeto aguarda sanção presidencial, após aprovação do Congresso.

Fonte de reprodução Portal Solar

Incentivos a instalação de energia solar foram incluídos no projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1.162/2023, que recria o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O texto aprovado pelo Senado na terça-feira (13/06) prevê que os custos da instalação de equipamentos fotovoltaicos sejam vinculados às linhas de atendimento do programa habitacional.

A MP já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 7 de junho e agora aguarda sanção presidencial. Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida foi extinto em 2020, substituído pelo Casa Verde e Amarela.

O CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) destacou que a inclusão da energia solar fotovoltaica no programa vai expandir o acesso da tecnologia e seus benefícios para consumidores de baixa renda. “Isso possibilita reduzir a conta de luz dessa população de baixa renda, que tem hoje como principal gasto residencial a energia elétrica.”


O dirigente ainda destacou que o programa habitacional facilita a compra de créditos de energia excedente. “Dessa forma, esse excedente não será desperdiçado ou ficará parado na forma de crédito, mas transformado em recurso que poderá ser redirecionado para fortalecer o próprio programa.”

Democratizar o acesso

Para Sauaia, a medida ajudará a derrubar o mito de que a energia solar é apenas para ricos. “É uma tecnologia para toda a população brasileira e a aprovação do Congresso Nacional ajuda a democratizar o acesso e a redução da conta de luz para mais consumidores.”

Isso ajuda a derrubar mais um daqueles mitos sobre a energia solar. Não é uma tecnologia para ricos, é para toda a população brasileira e a aprovação do Congresso Nacional que ajuda a trazer esse desconto para pequenos consumidores, reduzindo a conta de luz, ajuda a democratizar o acesso da tecnologia.”

“O Minha Casa, Minha Vida tem uma meta ambiciosa de duas milhões de habitações de interesse social até 2026 e a nossa expectativa é de que todas essas unidades possam ser atendidas por energia solar”, declarou o CEO da Absolar.

O novo Minha Casa, Minha Vida ainda prevê o fim da exclusividade da Caixa Econômica Federal como operadora do programa. Será permitido a atuação de bancos privados, digitais e cooperativas de crédito, desde que forneçam informações sobre as transferências ao Ministério das Cidades.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 


0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas