Armarinhos Eliane
Energia solar é incluída no novo Minha Casa, Minha Vida
Custos de instalação de sistemas fotovoltaicos serão contemplados nas linhas de atendimento ao programa habitacional; projeto aguarda sanção presidencial, após aprovação do Congresso.
Incentivos a instalação de energia solar foram incluídos no projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1.162/2023, que recria o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O texto aprovado pelo Senado na terça-feira (13/06) prevê que os custos da instalação de equipamentos fotovoltaicos sejam vinculados às linhas de atendimento do programa habitacional.
A MP já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 7 de junho e agora aguarda sanção presidencial. Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida foi extinto em 2020, substituído pelo Casa Verde e Amarela.
O CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) destacou que a inclusão da energia solar fotovoltaica no programa vai expandir o acesso da tecnologia e seus benefícios para consumidores de baixa renda. “Isso possibilita reduzir a conta de luz dessa população de baixa renda, que tem hoje como principal gasto residencial a energia elétrica.”
O dirigente ainda destacou que o programa habitacional facilita a compra de créditos de energia excedente. “Dessa forma, esse excedente não será desperdiçado ou ficará parado na forma de crédito, mas transformado em recurso que poderá ser redirecionado para fortalecer o próprio programa.”
Democratizar o acesso
Para Sauaia, a medida ajudará a derrubar o mito de que a energia solar é apenas para ricos. “É uma tecnologia para toda a população brasileira e a aprovação do Congresso Nacional ajuda a democratizar o acesso e a redução da conta de luz para mais consumidores.”
Isso ajuda a derrubar mais um daqueles mitos sobre a energia solar. Não é uma tecnologia para ricos, é para toda a população brasileira e a aprovação do Congresso Nacional que ajuda a trazer esse desconto para pequenos consumidores, reduzindo a conta de luz, ajuda a democratizar o acesso da tecnologia.”
“O Minha Casa, Minha Vida tem uma meta ambiciosa de duas milhões de habitações de interesse social até 2026 e a nossa expectativa é de que todas essas unidades possam ser atendidas por energia solar”, declarou o CEO da Absolar.
O novo Minha Casa, Minha Vida ainda prevê o fim da exclusividade da Caixa Econômica Federal como operadora do programa. Será permitido a atuação de bancos privados, digitais e cooperativas de crédito, desde que forneçam informações sobre as transferências ao Ministério das Cidades.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639
Disk Frete
De Grandes Rios
Pesquisa no blog
Foto Globo
Drogamais
Publicidade
Publicidade
Farma Rios
Postagens mais visitadas
-
Venha fazer seu orçamento sem compromisso a mais de 10 anos no mercado
-
ATENÇÃO, GRANDES RIOS E BANDEIRANTES📍 Em agendas na Casa Civil e no Detran, na manhã desta quarta-feira (26), tivemos ótimas notícias para...
-
Nesta segunda- feira (23) de Outubro é dia de desejar os parabéns ao Dr. Ecliton Pimentel da cidade de Grandes Rios. Dr. Pimentel como é ...
-
ADOLESCENTE É UMA DAS VÍTIMAS FATAIS DO TORNADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Julia Kwapis (14 anos) é uma das seis pessoas que morreram durante...
-
Ocupe sua mente com bons pensamentos, para que os maus percam a razão de existir. com a graça de Deus.
-
PAI E FILHO MORREM EM LONDRINA APÓS FUSCA PARTIR AO MEIO AO COLIDIR COM PÉ DE MANGA A dupla de pai e filho que morreu durante um acidente d...
-
Pai, mãe e filha mortos após jantar do Dia dos Namorados no PR: casal estava junto há 14 anos e tinha acabado de se casar Andressa Felicia...

0 comments:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO