Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Confira como se distribui a mosca-branca na soja?

Dentre as principais pragas que acometem a cultura da soja, algumas em específico se destacam pelos danos indiretos, embora possam causar danos diretos. Uma dessas pragas é a mosca-branca (Bemisia tabaci). A mosca-branca, Bemisia tabaci, apesar do nome comum de mosca, é um inseto sugador comum em diversas culturas. Em plantas de soja, a mosca-branca é transmissora do vírus da “necrose-da-haste”, do grupo dos carlavírus, que com a evolução dos sintomas, pode levar a planta à morte (Bueno; Campo; Gomez, 2021).

Fonte de reprodução maissoja.com

Figura 1. Planta de soja infectada pelo vírus da necrose-da-haste.

Fonte: Bueno, A. F.

A praga apresenta ampla distribuição global, sendo motivo de preocupação de diversos agricultores por sua elevada capacidade de multiplicação e de causar danos, reduzindo significativamente a produtividade da soja.


Figura 2. Distribuição global de mosca-branca (Bemisia tabaci).

Fonte: EPPO Global Database (2023)


A fase ninfal é mais difícil de se controlar a mosca-branca, sendo necessário conhecer a distribuição vertical da praga na planta, bem como os inseticidas com melhor eficiência de controle. Conforme observado por Pozebon et al. (2019), a maior concentração de ninfas da mosca-branca é observada nos terços médio e inferior da planta de soja (figura 3).

Com a emissão de novas folhas pela planta, as folhas que anteriormente estavam no terço superior (local de oviposição pelas fêmeas, devido ao seu hábito alimentar) começam a compor o terço médio das plantas, especialmente em cultivares de hábito indeterminado. Portanto, verifica-se que a maior proporção das ninfas está localizada nos terços médio e inferior (Pozebon et al., 2019).


Figura 3. Média de ninfas de Bemisia tabaci em 32 cm² dos folíolos, nos terços superior, médio e inferior de plantas de soja cultivadas em condições de campo.

Médias seguidas pela mesma letra não diferem entre si pelo teste de Scott-knott (P=0,05) Fonte: Pozebon et al. (2019)

Com relação aos inseticidas disponíveis para o controle de praga, pode-se dizer que entre as melhores opções atualmente no mercado para o controle da mosca-branca, estão os produtos do grupo dos reguladores de crescimento específicos para mosca-branca, contudo, infelizmente, esses são produtos de alto custo, sendo que, uma única aplicação desses produtos pode custar entre uma e duas sacas de soja por hectare (Bueno; Campo; Gomez, 2021), o que muitas vezes leva a um manejo tardio da praga.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas