Armarinhos Eliane
Mãe doa rim para o filho com doença crônica: 'Dando de novo a vida'
Redação Blog Do Fábio Moreti | quarta-feira, 3 de maio de 2023 | Horário: 13:08
Transplante aconteceu na quarta-feira, no Hospital Estadual Alberto Rassi, em Goiânia. Mãe e filho estão conscientes e respirando espontaneamente na unidade hospitalar.
Gislaine Vieira Coimbra e o filho, João Henrique Vieira, antes do transplante de rim, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Em um gesto de amor, uma mãe de 42 anos doou um rim para o filho, de 25, que em 2020 foi diagnosticado com uma doença renal crônica. Gislaine Vieira Coimbra e o filho, João Henrique Vieira, que é motorista de aplicativo, passaram pelo procedimento no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia.
Gislaine Vieira Coimbra e o filho, João Henrique Vieira, antes do transplante de rim, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
"É gratificante. Estou tentando ajudar dando de novo a vida", diz a mãe.
Pouco antes do procedimento, o jovem também não escondeu a emoção em receber o órgão da própria mãe.
"É uma felicidade que não tem explicação. É uma vida nova que vou ganhar", comemorou João.
O transplante aconteceu na quarta-feira (2). De acordo com a unidade, até as 8h desta quarta-feira (3), João Henrique estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consciente e respirando espontaneamente. Já a mãe, também consciente e respirando de forma espontânea, estava no quarto do hospital.
Diagnóstico e compatibilidade
Segundo o próprio hospital, apesar de ter sido diagnosticado em 2020, o jovem não chegou a fazer hemodiálise neste período, uma vez que a equipe logo optou por fazer o transplante. Até esse momento, no entanto, João Henrique conta que tentou diversos tipos de tratamento conservadores, como medicação e alimentação, que acabaram não dando certo.
"Tentamos de todo jeito, inclusive tratamento conservador, que foi onde eu comecei. Vim cuidando da saúde, fazendo dieta, só que chegou uma hora que não deu mais", contou o jovem.
Segundo o hospital, João não chegou a entrar na fila de transplantes. Quando a equipe médica decidiu realizar o transplante, passou a verificar a compatibilidade da família. Por isso, há cerca de seis meses, Gislaine passou por exames que deram positivo para o transplante.
"Só agradeço por ser compatível", comemorou Gislaine.
Transplante renal inter vivos
O tipo de doação pela qual Gislaine e João Henrique passaram é chamado transplante de inter vivos, que é feito com um doador vivo. O médico cirurgião geral Marcus Vinícius Chalar explicou que, com o transplante, o jovem poderá ter maior qualidade de vida.
"Pode viajar, pode ter seu próprio negócio. Não precisa ficar vendo quando você ganhou de água, de peso, quanto sal tinha sua comida, que para uma pessoa de qualquer faixa é ruim, mas para uma pessoa muito jovem são restrições muito difíceis", disse o médico.
De agora em diante, a vida de João Henrique, segundo o médico, deverá seguir algumas restrições, mas nada comparado ao que a doença renal crônica impunha a ele antes do transplante.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Disk Frete
De Grandes Rios
Pesquisa no blog
Foto Globo
Drogamais
Publicidade
Publicidade
Farma Rios
Postagens mais visitadas
-
Batizada de 1994 XD (488453), a rocha deverá passar a 3,16 milhões de quilômetros, o que significa que não trará riscos de colisão com a Ter...
-
O Blog do Fabio Morerti é um canal de notícias ,administrado por Fabio Morerti ,de Grandes Rios -PR , O Blog é uma extensão do Programa ...
-
Ocupe sua mente com bons pensamentos, para que os maus percam a razão de existir. com a graça de Deus.
-
👮♂️ *PRF INFORMA | 13.fev.2025 14h40* 🚧 *INTERDIÇÕES* 🟡 *Parcial* 📍*BR 376 km 425, Tibagi/ PR:* pista totalmente interditada sentido L...
0 comments:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO