Armarinhos Eliane
Agricultura familiar: governo garante desconto de 25% em financiamentos de crédito rural
De acordo com o governo, medida vai alcançar 36 mil contratos de produtores do Rio Grande do Sul que tiveram prejuízo por causa da seca.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou decreto nesta terça-feira (16) que autoriza o desconto de 25% sobre o valor das parcelas de crédito rural vencidas e a vencer no período entre janeiro e dezembro de 2023 para empreendimentos que tenham sido prejudicados pela estiagem em municípios do Rio Grande do Sul. O estado enfrentou uma seca que é considerada a pior dos últimos 75 anos.
São empréstimos de custeio, contratados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O decreto será publicado nesta quarta-feira (17).
Nesta terça, o governo federal abriu crédito suplementar de R$ 230 milhões para amenizar os prejuízos de mais de 24 mil agricultoras e agricultores gaúchos, em um total de 36 mil contratos de financiamento do Pronaf.
O desconto sobre o valor das parcelas é de até R$ 12 mil por operação. Segundo o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o decreto atende à demanda da agricultura familiar gaúcha que, pela terceira safra consecutiva, tem prejuízo em decorrência da estiagem que atinge o estado.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, ressaltou a importância e o alcance da medida, que vai beneficiar famílias que vivem em municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo federal.
Perdas na produção de leite no RS
O fornecimento de feno, silagens e rações torna-se alternativa importante para manter os animais, porém os custos acabam se tornando elevados demais para muitos pecuaristas. Em Caçapava do Sul, são estimadas perdas de até 30% na produção de leite, enquanto em São Borja estima-se 50% de queda e, em Uruguaiana, pode chegar a 80%.
De acordo com publicação do governo, o desconto será aplicado na liquidação das operações de crédito de custeio ou parcelas de crédito de custeio prorrogado, contratadas no âmbito do Pronaf, vencidas e vincendas no período de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2023 — inclusive aquelas prorrogadas de 1º de janeiro de 2023, até a data de publicação do decreto, desde que liquidadas até 29 de dezembro de 2023.
A medida atende especificamente os beneficiários do Pronaf que tenham operações de custeio não cobertas pelo Proagro ou seguro, vencidas ou vincendas em 2023, nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul afetados pela estiagem.
Disk Frete
De Grandes Rios
Pesquisa no blog
Foto Globo
Drogamais
Publicidade
Publicidade
Farma Rios
Postagens mais visitadas
-
Os sobreviventes da tragédia que ocorreu na última sábado (21), em Praia Grande, Santa Catarina, revelaram detalhes emocionantes sobre os m...
-
Ocupe sua mente com bons pensamentos, para que os maus percam a razão de existir. com a graça de Deus.
-
Na noite de ontem terça-feira, 20 de junho o autor do trágico ataque à Escola Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Par...
-
Um grave acidente entre caminhões e carro foi registrado na manhã desta segunda-feira (22), na rodovia PR-483, em Francisco Beltrão, sentido...
-
Nesta tarde de domingo um motorista ficou preso no veículo, após um acidente na BR-376 na cidade de Jandaia do Sul. Foto de reprodução/ Jand...

0 comments:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO