Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Entenda doença rara que causa envelhecimento precoce em gêmeas brasileiras

As irmãs gêmeas brasileiras Elis e Eloá Lima Carneiro foram diagnosticadas com uma síndrome rara, conhecida popularmente como doença de "Benjamin Button", em alusão ao filme estrelado por Brad Pitt.

A costureira Elismar Carneiro da Silva, 39, e as gêmeas Elis e Eloá Lima Carneiro, de 1 ano e 9 meses Imagem: Cortesia


Por volta dos 4 meses de vida, a família começou a identificar sinais físicos de que havia algo errado com o desenvolvimento delas. Mesmo novinhas, elas sofriam com queda de cabelo e enrugamento da pele, características mais comuns em idosos.

Foram vários meses de exames e consultas com diversos especialistas até descobrirem que elas podem ser as primeiras gêmeas do mundo a serem diagnosticadas com a síndrome Hutchinson-Gilford, também conhecida como progéria, um distúrbio genético progressivo que faz com que as crianças envelheçam rapidamente.

Elis e Eloá, hoje com um ano e oito meses, vivem em Roraima, com a mãe, a costureira Elismar Carneiro da Silva, 39. Mãe solo, com outros oito filhos, ela conta com a ajuda dos mais velhos para tomar conta das bebês enquanto ela trabalha.

Entenda doença

É uma condição rara e genética que causa envelhecimento precoce;

O distúrbio causa alteração em uma proteína da célula e compromete todo o desenvolvimento humano;

Ela causa defeitos de replicação celular, manutenção e senescência --processo metabólico do corpo ligado ao envelhecimento-- em uma espécie de "efeito cascata";

Pode ser observada no momento do nascimento, com sinais claros de envelhecimento no bebê;

Em quadros mais leves, o diagnóstico acontece mais tarde, mas ainda assim nos primeiros meses de vida.

E os sintomas?

A doença faz com que não se produzam mecanismos antioxidantes de controle do envelhecimento. Veja principais sinais:

Queda de cabelo;

Pele fina e enrugada;

Alteração no formato das unhas;

Perda de gordura, com baixo peso corporal;

Fraturas espontâneas;

Microcalcificações;

Vasos sanguíneos visíveis na cabeça.

Como não existem testes específicos para a condição, a garantia do diagnóstico chega a partir das características físicas muito similares com a de pessoas com a síndrome, como os citados acima.

Tem tratamento?

Não há cura para a síndrome. Existem apenas medidas que ajudam na qualidade de vida do paciente. As gêmeas recebem um aporte nutricional para a melhoria da alimentação, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para a estimulação das crianças que têm risco de atraso. Elis e Eloá também precisam fazer uso constante de protetor solar por causa da condição da pele.

Atualmente, a neuropediatra que acompanha as gêmeas, Charlote Briglia, explica que o que mais preocupa na condição das gêmeas é que elas têm o envelhecimento precoce da pele e de todos os sistemas do organismo.

Então, o sistema cardiovascular vai sofrer com doenças dessa área mais cedo do que sofreria uma criança —como infarto e AVC. A maioria dos portadores morre por doenças do coração e dificilmente passa dos 14 anos. Com informações do UOL 

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas