Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Camarão 'mais gostoso do mundo' é vendido no Brasil a R$ 300 reais o Kg

Após 33 dias no mar, o primeiro barco-indústria brasileiro dedicado à pesca de camarão-carabineiro atracou em Navegantes, Santa Catarina, em 18 de dezembro com quase 5 toneladas do crustáceo.

Grande, vermelho e caro, camarão-carabineiro é novo queridinho dos chefs Imagem: Divulgação


Congelado ainda a bordo, logo ao alçar a superfície, o ingrediente chegou pronto para viajar até as mãos de chefs pelo Brasil. Uma porção, por exemplo, surgiu no stories de Paola Carosella, na última quarta (25).



Com até 35 centímetros de comprimento e coloração avermelhada, o camarão chama a atenção de longe. "É uma pesca de profundidade, muito difícil. Mas a cada vez que dá certo, o carabineiro sobe ao barco com uma cor tão linda que me deixa encantado. Isso me motiva", diz o pescador Manoel Cordeiro. Os atributos surgem sobretudo na mordida. Katherina Cordás, do Centro de Pesquisa e Criatividade TUJU, diz:

Para comer sem medo Dono do restaurante Capincho, em Porto Alegre, Marcelo Schambeck decidiu entender o novato da pescaria nacional com quem tem o crustáceo como um velho conhecido. Em Portugal e na Espanha, a espécie é queridinha. Explorada principalmente no Algarve e nas Ilhas Canárias, vai ao prato de bons restaurantes grelhada rapidamente ou crua. "Recebi uma amostra e fiquei bastante impressionado pela potência. 

Ele é bem diferente de outros camarões. Fui até o restaurante do catalão e amigo Xavier Gamez, do Restaurante Xavier, de Porto Alegre, para conversar sobre o produto". Ele me mostrou como os europeus fazem. Comem sem medo, com as mãos. Colocam a casca e as patinhas na boca e mastigam até extrair o sabor por completo para só então descartar".

Tirando isso e o sistema digestivo, tudo se come. Outro costume na Península Ibérica — e indicado para ser reproduzido aqui — é sugar a cabeça do animal. "Gastronomicamente falando, é a melhor parte", defende o chef Ivan Ralston, que reabrirá o Tuju em maio, em São Paulo.

Para contornar uma possível torcida de nariz da freguesia brasileira para a ingestão de miúdos de crustáceo, Marcelo usa os órgãos como base do caldo que acompanha o camarão cozido, servido também com pó de tomate e maionese de alho. Pelo prato individual do Capincho, é necessário desembolsar R$ 190. Com informações do UOL 

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para o Blog do Fabio Moreti pelo WhatsApp (43) 99673- 6639 

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas