Armarinhos Eliane

Armarinhos Eliane

Deputados saem ‘no tapa’ em sessão que aprovou venda de ações da Copel

Requião Filho e Marcel Micheletto precisaram ser separados pelos colegas de plenário

Requião Filho e Marcel Micheletto precisaram ser separados pelos colegas de plenário. (Foto: Reprodução / TV Alep)

O projeto de lei que autoriza a venda de ações da Copel foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta quinta-feira (24). E desde cedo, a sessão não foi nada tranquila. Além dos protestos de manifestantes, que lotaram as galerias, os deputados Requião Filho (PT) e Marcel Micheletto (PL) quase brigaram a tapas e precisaram ser segurados e separados pelos colegas de plenário.

Somente a oposição se pronunciou em plenário sobre o assunto. E foi logo após os discursos na tribuna que o bate-boca começou entre os dois deputados. Porém mesmo com a briga, a venda de ações da Copel foi aprovada com 37 votos favoráveis e 12 contrários.

Como fica o controle da Copel

O governo do Paraná tem hoje 31% das ações da Copel. Com a venda das ações, irá manter apenas 15%. A partir disso, o Estado deixa de ser o acionista controlador da companhia, mas manterá a posição de sócio majoritário, com poder de veto.

A expectativa da Copel é arrecadar R$ 3 bilhões com a venda das ações. Segundo o governo do Estado, o valor será investido no setor de energia.

As 5 emendas, que são mudanças propostas no texto original por parlamentares, foram rejeitadas. A única aprovada foi uma da Comissão de Constituição e Justiça, que não trouxe mudanças no teor do texto, somente ajustes técnicos e administrativos.

A bancada da oposição tentou frear o andamento do projeto. Chegou a tentar uma mandado de segurança para impedir a votação. Mas com o projeto aprovado, a oposição está tentnado recursos na Justiça para barrar a venda das ações.

As mudanças na gestão da Copel não serão imediatas. Após a sanção do governador, o processo para a venda das ações e alteração administrativa devem ocorrer ao longo de pelo menos um ano e meio. A companhia e o governo estadual também garantes que as tarifas e projetos sociais da Copel não serão afetados com a venda de ações. Com informações do Ricmais 


0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Serralheria Moreti

Serralheria Moreti
Barracão

Disk Frete

Disk Frete
De Grandes Rios

Pesquisa no blog

Foto Globo

Foto Globo

Drogamais

Drogamais

Publicidade

Publicidade

Farma Rios

Farma Rios

Postagens mais visitadas